quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Como cultivar morangos em vasos!





Para você que adora um morango como nós, vai uma explicação de como plantar as mudinhas destas frutas deliciosas que tem sua produção nos meses mais frios do ano aqui no Brasil.
É importante observar que apesar de ser uma planta rasteira e que reproduz criando novas mudar à partir da planta mãe é sim possível cultivar morangos em pequenos espaços, o mais importante é observar a possibilidade de acrecentar novos vasos para novos enraizamentos e/ou cultivar as mudas em floreiras maiores onde possa ocorrer essa reprodução. De qualquer modo você estará também livre para podar sua mudinha de forma que ela não se reproduza.
Observamos que a quantidade sugerida por pessoa é de 7 mudas de morango esse é o numero cujo a produção média costuma satisfazer 1 adulto. Isso pode facilmente ser feito em vasos na sacada do seu apartamento.
Após decidir se pretende ou não deixar sua pequena produção de morangos se multiplicar ou não, chegou a hora do nosso passo a passo:
   
  •  Solo

É importante que seja feito o plantio em solo bem adubado e com terra fofa bem drenante, o pH ideal do solo situa-se entre 5,5 e 6,5.
É importante observar também se a terra está livre de pragas, ervas daninhas ou bichos que podem vir a atacar sua muda. Procure adquirir os insumos em local de confiança.
Ao fazer a cova onde será inserida a muda, observe que esta deve ter tamanho suficiente para que as raizes se espalhem bem pela terra.
  •  Plantio

Procure fazer o plantio em local fresco e arejado, esta muda não gosta de sol direto!
Ao retirar do saquinho, retire as raizes que estão danificadas e apare as raizes que estão com mais de 10cm de comprimento. Retire também as folhas secas ou danificadas.
Os morangueiros devem ser colocados na terra com as raízes voltadas para baixo, formando um espécie de leque e com o meio da coroa da planta ao nível da superfície da terra.
Após posicionar a muda, cubra com terra de forma uniforme e regue bem, mas não deixe a terra enxarcada pois isso poderá apodrecer as raizes.
  •  Rega

É recomendado que seja feita 1 vez por semana sempre de manhã para que as folhas estejam secas ao cair da noite.
  •   Proteja

Sim, os morangos são frutas deliciosas tanto  para nós como para pássaros. Para proteger sua produção sugerimos que cubra sua muda com telas
  •   Colheita

Por se tratar de uma fruta muito delicada, produre fazer a colheita sem apertar a fruta ou danificar a planta. Prefira fazer uma leve torção no caule que liga a fruta a planta para que não seja necessário puxar.
Os insumos citados neste texto você pode adquirir na nossa loja física Flora Morumby que fica na Rua Cláudio Pedro André, 09 Jd. Morumby III  Sorocaba/SP CEP 18085-652 fone 15 3228.2059 ou pelo site www.lojafloramorumby.com.br





5 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas, vou tentar plantar e, se conseguir colher os frutos, dou retorno, aba, morangos, bjs

    ResponderExcluir
  2. Comprei uma muda numa exposição com seus estalao fiz oito mudas.pra minha alegria todos estão com frutos.pena que os caramuchos come tudo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei está ideia vou tentar fazer um vaso deste tem que ser de barro o vaso?

    ResponderExcluir
  4. ADOREI AS DICAS , JÁ TENHO VÁRIOS VASOS COM MUDAS A PARTIR DOS ESTALÕES ,NÃO TIVE MUITO SUCESSO , DERAM POUCOS MORANGOS E BEM MIÚDOS .eU ESTAVA MOLHANDO TODOS OS DIAS ,E DEIXANDO VÁRIAS HORAS DO DIA EM SOL DIRETO ,POIS ESTA TINHA SIDO A INFORMAÇÃO RECEBIDA.Agradeço e se puderem mais informações.

    ResponderExcluir