quarta-feira, 19 de novembro de 2014

AÇAFRÃO


O Açafrão, também conhecido como ouro vermelho, nos faz pensar em cores fortes, perfumes e em uma linda flor (crocus sativus). Sua magia singular, sensual e vibrante, transfere aos alimentos um aroma único, um sabor especial, sendo uma delicada especiaria que além da beleza e luxo apresenta propriedades medicinais.
O açafrão é extraído de flores de crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária Mediterrânea — região de onde é originária.
É conhecida como uma das mais caras ou a mais cara especiaria do mundo uma vez que, para se obter um quilo de açafrão seco, são processadas manualmente cerca de 150.000 flores. Quando seca, a flor desprende de seus órgãos um pigmento amarelo e um óleo volátil, tradicionalmente usado como corante de tecidos.
O açafrão também tem sido empregado para fins medicinais, há séculos. Historicamente foi utilizado no tratamento do cancro e tratamentos contra a depressão. As pesquisas atualmente comprovam que suas aplicações têm tido efeitos promissores contra o câncer, mas não ainda em testes clínicos.
Efeitos antidepressivos também foram encontrados in vivo e em estudos clínicos preliminares. Há portanto interessantes perspectivas de uso dos extratos de açafrão na fitoterapia racional.
São originária da Ásia central ou de Creta. A espécie crocus sativus são resultado de uma seleção de crocus cartwrightianus com um crocus de floração outonal. A crocus sativus prospera em climas semelhantes ao do mediterrâneo ou do chaparral norte-americano. Todavia, a planta pode tolerar invernos rigorosos, sobrevivendo a temperaturas de até -10°C e mesmo a curtos períodos sob neve. 
Cultivado no Irã, no Marrocos e na maioria dos países mediterrâneos — com destaque para a Grécia e a Itália — tradicionalmente o melhor açafrão é encontrado na Espanha. Respondendo, com seus 35 mil quilos anuais, por 70% da produção mundial, os espanhóis, justificadamente, são orgulhosos do seu maravilhoso e valorizado açafrão de Castela. 
O açafrão é uma planta da família das Iridaceae, também conhecido como açaflor, açafrão, açafreiro, açafroeiro. É uma planta pequena que no Brasil é cultivada principalmente nos jardins do Rio de Janeiro. Apresenta folhas estreitas e flores rosáceas ou avermelhadas. Atualmente, é a especiaria mais cara do mundo
O dicionário de botânica brasileira refere-se ao açafrão como um arbusto de quase um metro de altura, folhas roxeadas e compridas; a flor e seus tegumentos são amarelos, purpurinos e avermelhados.


Um comentário: