quinta-feira, 12 de junho de 2014

FLOR-DE-MAIO





Ter plantas em casa deixa qualquer ambiente mais bonito, colorido e humano além de deixar a decoração mais completa, por isso trazemos para vocês a forma correta de cultivar a Flor de Maio.
Schlumbergera truncata, também conhecida como flor de maio, é uma espécie de Schlumbergera, do gênero botânico da família cactaceae e categoria cactos/suculentasflores perenes. É originária do Brasil seus nomes populares são: flor de maio, cacto de natal, cacto de páscoa e flor de seda.
É uma das espécies de cactos mais apreciada e difundida, a flor-de-maio, floresce em pleno outono. Isso se deve aos dias mais curtos e às temperaturas mais baixas dessa época, que são fatores ideais para o desenvolvimento da planta. São flores que encantam pelo formato exótico e por suas cores em tons variados. As flores tem formato de capuz, com aproximadamente 07 cm.
A flor-de-maio pertence à família das cactáceas e é de fácil cultivo. Deve ser plantada em terra orgânica bem drenada, não muito ácida e regada periodicamente à meia-sombra. Para diminuir a acidez do solo, coloque no substrato uma colher de chá de cal hidratado e misture bem. Além disso, nunca deixe a planta em solo encharcado ou diretamente exposta ao sol.
Apesar do fácil cultivo, é necessário muito cuidado com a flor-de-maio quando seus botões ainda estiverem fechados, pois são sensíveis e podem cair facilmente. A planta pode ser colocada dentro de casa ou em varandas, em vaso no chão ou suspenso, como as samambaias, deixando suas folhas e flores caírem.
Após 2 ou 4 semanas as flores caem e o número de horas do brilho do sol torna-se importante aumentar para a propagação vegetativa. Entretanto, a planta necessita de água e luz solar a vontade até julho.
Depois da floração, a flor-de-maio entra em descanso. Nesse período, deve ser mantida com o solo seco, sem adubação: uma rega a cada dez dias é suficiente. É neste período também que deve ser feita a troca de vaso ou a retirada de mudas. Na primavera, inicia-se a adubação e as regas se tornam mais frequentes, uma ou duas vezes por semana.

Quando a estação do verão está chegando flor-de-maio inicia sua ação fisiológica de dormência.
Após abril a luz e temperatura diminuem naturalmente, ela está acordando com suas flores. (outono/ inverno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário