sexta-feira, 30 de maio de 2014

PAISAGISMO COM ÁRVORES FRUTÍFERAS


Comer frutas tiradas direto do pé é um privilegio raro e fascinante, principalmente para moradores de grandes cidades. Como os pomares exigem espaços consideráveis, a solução para trazer beleza e sabor para dentro de casas e apartamentos é o plantio de árvores frutíferas em vasos ou a incorporação dessas variedades no paisagismo.
Jabuticaba, laranja, mexerica pitanga, araçá, grumixama, amora, kiwi, romã e acerola são algumas das muitas espécies saborosas e que podem ser plantadas em vasos, pois apresentam pequeno porte e crescimento lento. Não é a toa que o paisagismo de árvore frutífera é tendência em diferentes áreas, tanto para calçadas, jardins, quintais e até dentro de casa. Elas estão por toda parte e trazem doces lembranças aos moradores.
O que as pessoas mais buscam hoje é resgatar a qualidade de vida e, por isso, o uso de plantas frutíferas no jardim pode ser uma ótima ideia. Usar plantas frutíferas em jardins, rodeadas por flores ou folhagens ornamentais é uma espécie de paisagismo que difere do pomar tradicional, que reúne espécies variadas colocadas lado a lado. Este tipo de planta atrai passarinhos, contribui para todo o ecossistema, além de ser 
educativa para casas que possuem crianças, pois percebem o desenvolvimento da árvore desde seu crescimento até chegar ao ponto de ser consumido.
Os projetos com árvores frutíferas não estão sendo desenvolvidos apenas em áreas amplas de casas, mas há também em condomínios verticais, em varandas de apartamentos. Entretanto, as espécies de grande porte não se desenvolvem em vasos, mesmo que plante dificilmente dará frutos, mas a romã, pitanga, acerola, limão e jabuticaba frutificam muito bem nos vasos.  É necessário que a terra esteja bem adubada e os vasos sejam grandes. Quanto maior o espaço melhor, com banho de sol de pelo menos 4 horas diárias.
Como em qualquer área verde, é necessário cuidado para que as espécies cresçam e se desenvolvam sempre saudáveis. Precisa regar muito, não pode faltar água e tem que adubar no mínimo quatro vezes por ano. É interessante ter, periodicamente, o acompanhamento de um paisagista para verificar a saúde da planta.
Em volta das árvores frutíferas é bacana ter um banco ou poltrona; um local para pessoa se sentar e comer as frutas ali mesmo, ou seja, criar um ambiente de estar. Outra dica é iluminar a árvore, pois este ambiente sempre fica muito aconchegante à noite. Na Flora Morumby você encontra todos os acessórios para deixar o ambiente ainda mais elegante e aconchegante, como  lanternas com ganchos para prender nos galhos, velas de citronela para espantar os insetos no período noturno ou aromatizadores.


De modo geral, o paisagismo com árvores frutíferas exige atenção quanto ao volume da árvore (altura e forma e diâmetro da copa), de maneira a integrá-la com harmonia à estrutura do espaço disponível. Outros atributos plásticos devem ser observados, tais como: cor, textura da folhagem, das flores, dos frutos e do caule, para criar uma composição harmônica com as demais plantas selecionadas.
Apesar da possibilidade de se colher frutas do pé no próprio apartamento, algumas espécies em vasos apresentam menor produtividade, maior suscetibilidade ao ataque de pragas e doenças e, portanto, exigem mais cuidados.
Para o cultivo de frutíferas, o vaso pode ser feito de qualquer material, mas deve ter dimensões compatíveis com a espécie a ser plantada. Seu preparo leva uma boa camada de drenagem ao fundo (cerca de sete centímetros de brita), manta geotêxtil de cobertura e, por fim, o substrato rico em matéria orgânica, bem aerado e com boa capacidade de retenção de umidade e nutrientes.
Se a escolha é plantar diretamente no jardim, mas ainda em espaços reduzidos, as árvores de pequeno porte são as mais indicadas. Pitangueiras, pés de acerola, de romã, jabuticabeiras e os cítricos (limão, tangerina, laranja) têm fácil trato, já que prescindem de controle de tamanho.

As podas são importantes durante o desenvolvimento inicial da planta, para guiar seu formato, estabelecer uma altura adequada e estimular a formação de ramos laterais. Igualmente, a rotina de irrigação, qualquer que seja a espécie, deve evitar a alternância entre encharcamento e ressecamento muito drásticos. Acompanhar o desenvolvimento da planta, removendo ramos mal formados, folhas secas e frutos caídos, é fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário