quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PLANTAS QUE PODEM SER CULTIVADAS EM CASA E QUE FUNCIONAM COMO PURIFICADORES DE AR



Uma forma bem simples de amenizar os problemas de poluição dentro de casa é cultivar plantas. Qualquer uma que você tenha já faz com que certas toxinas deixem de estar presente no ar.  VOCs (compostos orgânicos voláteis), POPs (poluentes orgânicos persistentes), formaldeído, xileno e benzeno são combatidos, dependendo da especificidade da planta e do local onde ela é colocada. Confira na lista abaixo:
Lírio da paz (Spathiphyllum) - considerada uma das melhores purificadoras de ar, o lírio da paz é conhecido por reduzir às toxinas internas das residências que são prejudiciais à saúde e podem até causar câncer, dependendo da intensidade. A planta também ajuda a remover substâncias como formaldeído e benzeno do ar.
Samambaia Boston (Nephrolepsis exaltata bostoniensis) - atua como um umidificador natural. E por conta dessa liberação de umidade no ar, a planta remove poluentes, como benzeno, formaldeído e xileno e fornece ar limpo dentro das residências. Ela cresce melhor sob a luz do sol e em condições úmidas;
Areca Bambu (Chrysalidocarpus lutescens) – uma planta muito sensível e que também é um umidificador. Pode ser mantida em qualquer lugar da casa, especialmente ao lado de móveis recém-envernizados ou em áreas com tapete. Também ajuda a remover toxinas como formaldeído e xileno.
Aglaonema (Aglaonema modestum) - tem como características, ser perene, ter folhas verdes brilhantes com marcas, além de excelente purificadora do ar. Cresce melhor com pouca água e o mínimo de luz possível. Produz flores e frutos vermelhos. Também filtra as toxinas formaldeído e benzeno presentes no ar.
Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata) – amplamente usada como uma planta ornamental, é tolerante à rega irregular e pouca luz. E foi descoberto por cientistas das NASA que essa planta tem a habilidade de absorver uma variedade de toxinas do ar, como formaldeído e óxido de nitrogênio. Um bom local para deixá-la é o banheiro.
Gerbera (Gerbera jamesonii) - essa que possui uma flor brilhante é eficiente na remoção de tricloroetileno e na filtragem do benzeno. Coloque-a na sua lavanderia ou quarto porque são ambientes em que normalmente há bastante luz.
Crisântemo (Chrysanthemum morifolium) - as flores da planta ajudam a filtrar o benzeno. Uma dica: se você quiser incentivar os gomos a se abrirem, basta colocá-la perto de uma janela aberta em que haja incidência de luz solar.
Clorofito (Chlorophytum comosum) - cresce rapidamente e possui flores brancas minúsculas. Tem um efeito melhor ainda se for colocada na cozinha ou perto da lareira, uma vez que estes são os locais onde mais se acumulam monóxido de carbono. Também ajuda a remover formaldeído e xileno.
Ficus (Ficus benjamina) – cresce bem na sala e, com as condições certas de luz e água, essa planta dura por um bom tempo. Sem contar que ela filtra poluentes como formaldeído, benzeno e tricloroetileno.
Aloe Vera ou Babosa (Aloe barbadensis) – uma ótima escolha para uma janela da cozinha em que bate sol, isso porque ela adora a luz solar e cresce com facilidade. Além de remover formaldeído e benzeno, o gel que existe dentro de uma babosa pode ajudar a curar cortes e queimaduras.
Azaleia (Rhododendron simsii) - além de linda, a azaleia combate o formaldeído a partir de fontes como madeira compensada ou espuma de isolamento.
Imbé (Philodendron oxycardium) – planta trepadeira que pode ser tóxica se ingerida, por isso, não tenha ela se você tiver crianças ou animais em casa. Mas ela é ótima para eliminar todos os tipos de VOCs (compostos orgânicos voláteis);
Dracena (Dracaena marginata) – possui folhas finas com bordas vermelhas e é famosa por ser uma planta de crescimento lento e floração com poucas exigências. É capaz de filtrar toxinas presentes no ar e remover formaldeído e benzeno. Ela pode ser tóxica para os cachorros.
Seringueira (Hevea brasiliensis) - tem várias funções: ela elimina substâncias nocivas à saúde e ainda pode absorver dióxido e monóxido de carbono, fluoreto de hidrogênio (HF) e grânulos para reduzir a poeira ao seu redor. A única recomendação é que, como a seringueira é uma árvore, é recomendável plantá-la diretamente na terra quando ela crescer.






Nenhum comentário:

Postar um comentário