terça-feira, 19 de novembro de 2013

LARANJA




 

A laranja é o fruto produzido pela laranjeira (Citrus × sinensis), uma árvore da família Rutaceae. É um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina. O sabor varia do doce ao levemente ácido. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter suco.
A origem das frutas do gênero Citrus confunde-se, no tempo, com a história da humanidade. Sabe-se apenas que a maior parte dos frutos cítricos é originária de regiões entre a Índia e o sudeste do Himalaia, onde se encontram, ainda em estado silvestre, variedades de limeiras, cidreiras, limoeiros, pomeleiras, toranjeiras, laranjeiras amargas ou azedas, laranjeiras doces e de outros frutos ácidos aclimatados ou locais.
A história da laranja inicia-se na Índia, onde era conhecida pelo nome nareng. Da Índia este fruto espalhou-se pelo restante da Ásia, passando a denominar-se narang. Da Ásia chegou à Europa através de Portugal no tempo das Cruzadas.
Enquanto a fruta denominada laranja não foi conhecida no continente Europeu, estes povos não tinham designação para a cor de laranja. Um dos primeiros locais da Europa onde se iniciou o cultivo da laranja na França, tendo os franceses adaptado o nome narang para orange. Foi com este nome que a laranja veio a ser associada em algumas culturas à cor do ouro. A palavra or, em francês, significa ouro.
Na Ásia e Médio Oriente, onde era conhecida, a laranjeira assumia-se como árvore ornamental e dotada de características extraordinárias. Era muito comum nos pátios das casas árabes abastadas, geralmente associada a uma fonte ou a um lago. A cor de laranja encontra-se ligada ao fruto do mesmo nome e, em tempos antigos, eram ambos considerados exóticos.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: Reino: Plantae, Divisão: Magnoliophyta, Classe: Magnoliopsida, Ordem: Sapindales, Família: Rutaceae, Gênero: Citrus, Espécie: C. x sinensis. A laranja é um fruto rico em sais minerais como, por exemplo, fósforo, cálcio e ferro. Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B. É uma fruta pouco calórica, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas.
As espécies de laranjas mais conhecidas e consumidas no Brasil são: laranja-pêra, laranja-lima, laranja-da-baia, laranja-seleta e laranja-cavala. A parte interna é formada por pequenas bolsinhas (gomos) onde se encontra o suco. É muito utilizada para a produção de sucos e doces, aproveitando-se até mesmo a casca em algumas receitas. Além de ser rico em vitamina C, o fruto reserva uma série de outros benefícios, incluindo melhores condições para o sistema cardíaco e digestivo.
É importante lembrar que a maior parte dos benefícios da laranja está concentrada no bagaço da fruta, que é rico em fibra e pectina, um polissacarídeo muito importante para auxiliar a digestão e impedir a absorção e o armazenamento de gorduras no corpo.
Devido a todas as suas propriedades naturais, a laranja traz como benefícios diretos à saúde o combate ao colesterol, o controle da pressão sanguínea, o estímulo às funções intestinais e sistema circulatório, além de ajudar a manter a defesa do organismo e deixar a pele mais bonita.
A laranja é de uma espécie de árvore de médio porte, podendo atingir até 10 metros de altura. Possui o tronco com casca castanho-acinzentado e copa densa de formato arredondado. Suas folhas são verde escuro brilhante, coriáceas, dispostas em espiral sobre os ramos. As flores são brancas, muito perfumadas e atrativas para abelhas.
O fruto  possui formato oval com coloração alaranjada. Dentro de cada gomo da laranja, há sementes. Os gomos e as cascas são separados por material fibroso branco, de dimensão variável, raramente consumido.
Atualmente ela é cultivada em áreas tropicais e subtropicais de todo o mundo, especialmente no Brasil e nos Estados Unidos, que juntos representam grande parte da produção mundial. Em cada região há muitas variedades diferentes de laranja, que diferem principalmente pelo sabor que varia do doce ao amargo. São utilizadas e consumidas de diversas formas.
A flor de laranja que é extremamente perfumada, em muitos países é tradicionalmente associada com boa sorte. Por isto tem sido muito utilizada em buquês de noiva e coroas de cabeça para casamentos. A essência extraída da flor de laranjeira é um componente muito utilizado na fabricação de perfumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário