terça-feira, 8 de outubro de 2013

NO DIA DA CRIANÇA, ENSINE SEU FILHO A AMAR A NATUREZA!


A paisagem cheia de concreto e o tom de cinza ganham mais e mais destaque na paisagem urbana diária de quem mora nos grandes centros urbanos. Dessa forma, a criança vê a natureza ser confinada a poucos espaços disponíveis, como parques, jardins e praças, espalhados pelas cidades.
Parece impossível tentar aproximar crianças de uma geração que não conheceu o mundo sem internet, computadores, games online e celular, da natureza; mas não é, e essa interação traz inúmeros benefícios e ajuda na formação do caráter da criança. O contato com as plantas, com a terra, aprender que as flores são seres vivos, auxilia na compreensão da vida e no desenvolver de habilidades cognitivas, como cuidar e respeitar a natureza, a si mesmo e aos outros seres vivos. São valores essenciais que muitas vezes são negligenciados por conta da falta de tempo, compromissos e afazeres do dia a dia.

Para começar essa relação de cuidados com a natureza, é importante facilitar a interação da criança e proporcionar o contato, a partir da própria residência. Ter uma pequena horta ou um pomar é uma ideia fantástica para começar. Quem dispõe de apenas alguns metros quadrados pode investir em jardins verticais, vasos de temperos, floreiras ou vaso de ervas. Deixe que a criança mexa na terra.
Sabemos que todas as plantas são importantes na composição do meio ambiente, mas algumas parecem exercer maior poder atrativo sobre as crianças. A hortelã, além de ter um perfume delicioso, pode ser usada no suco de abacaxi ou como chá, ou comer jabuticaba da sua própria árvore? Você planta, colhe e usa.
Porém, com crianças, todo cuidado é pouco. Na hora de eleger as espécies para ter em casa é preciso redobrar a atenção, pois algumas são venenosas e devem ficar longe da lista. Comigo-ninguém-pode, espirradeira, coroa-de-Cristo e copo-de-leite são alguns exemplos. É importante explicar para a criança que ela não deve colocar na boca.

Sugerir atividades desse gênero na escola é mais uma forma de reforçar a importância dessa relação. Aulas como educação ecológica têm um papel importante na grade curricular e no desenvolvimento psicológico/emocional das crianças. Com o conhecimento adquirido, eles se tornarão fiscais do meio ambiente.
Para começar, este deve ser um dos momentos reservado pelos pais semanalmente. Comece explicando que cuidar das plantas e do jardim é importante para o meio ambiente, mas também para preservar a beleza do mundo e para que a casa fique mais bela.
Marque com os pequenos um dia em que estejam livres para que possam se comprometer com esta tarefa. E no dia marcado, já tenha em mente o que deseja fazer: plantar novas mudas ou árvores, cuidar de algum canteiro ou aparar a grama da casa. Decida por qual tarefa vocês irão começar e mãos a obra.
Mostre os equipamentos que utilizarão nesta tarefa para as crianças e explique a serventia de cada uma delas. Deixe que as crianças experimentem os equipamentos cuidadosamente com sua supervisão. Comece pelas coisas mais fáceis. Plantar mudas, por exemplo, é algo simples e que traz bastante satisfação. Além disso, toda criança adora mexer na terra.

Ensine como plantar e explique o que aquela muda irá se tornar. Você terá uma oportunidade de acompanhar semanalmente com seus filhos o crescimento e desenvolvimento da planta. Peça que eles o ajudem com o cuidado diário da muda que plantaram. Regá-las, por exemplo, pode ser uma tarefa das crianças, ensine que desta forma elas estarão contribuindo para que a planta cresça rapidamente.
Permita que eles escolham a muda que desejam plantar, leve-os a uma flora para que escolham a planta que será totalmente de responsabilidade deles. Toda vez que você cuidar de seu jardim, podando ou adubando, chame seus filhos para que eles possam acompanhar e aprender. Desta forma, observando seus cuidados e amor para com as plantas eles também desenvolverão este sentimento.
As plantas além de belas, por si só, tornam o ambiente do lar ainda mais agradável e bonito. Sempre que puder, planeje atividades de jardinagem nas quais seus filhos possam estar envolvidos, aproveitando este momento juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário