segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MANGA


Nome científico : Mangifera indica L. Classificação científica: reinoPlantae, divisão: Magnoliophyta, classeMagnoliopsida, ordemSapindales, famíliaAnacardiaceae, gêneroMangifera e EspécieMangifera indica.

A manga é o fruto da mangueira, árvore frutífera, nativa do sul e do sudeste asiáticos desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. Acredita-se que a manga é a fruta fresca mais consumida em todo o mundo.

Caracteriza-se pela polpa extremamente saborosa e suculenta, é muito consumida in natura como também é muito explorada na culinária para o preparo de mousses, geleias, sucos e gelatinas. O nome da fruta vem da palavra “malayalam mangae”.

É a fruta nacional da Índia, Filipinas e Paquistão. Acredita se que a manga foi provada por Alexandre, o Grande (séc. III a/C). Mais tarde, no século 16, o imperador mogol, Akbar plantou 100.000 árvores de manga em Darbhanga, Bihar em um lugar agora conhecido como Lakhi Bagh.

A manga tem uma coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende do cultivo. Tem uma única semente (embrião) grande no centro.

Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas. Pessoas que sofrem de cãibras, estresse e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes. Também há relatos de que as mangas suavizam os intestinos, tornando mais fácil a digestão. Uma manga fresca contém aproximadamente 15% de açúcar, 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes, podendo conter vitamina A, B e C.

Na Índia, onde a manga é a fruta nacional, acredita-se que elas estancam hemorragias, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro. São também utilizadas em afecções pulmonares (bronquite asmática e tosses), Gengivas inflamadas, úlceras de decúbito e úlceras varicosas.

Podem ser cultivadas em climas tropicais e subtropicais. Devem ser plantadas em uma área com boa drenagem e um solo ligeiramente ácido. Devem ser regadas regularmente quando jovens, porém, ao atingirem a maturidade, devem ser regadas com intervalos entre 10 e 15 dias. Cerca de 4 a 5 meses após a floração, as mangas estão maduras. Quando a manga está pronta para ser colhida, ela se torna fácil de ser tirada do pé, com um simples puxão.

As mangueiras crescem em solo que esteja bem drenado e úmido. Preferem um ph que esteja entre 5,5 e 7,5, pois são pouco tolerantes a alcalinidade. No Brasil, a manga é cultivada em todas as regiões, com destaque para o Sudeste e para o Nordeste. No Nordeste, a manga é cultivada em todos os estados, em particular nas áreas irrigadas da região semiárida, que apresentam excelentes condições para o desenvolvimento da cultura e obtenção de elevada produtividade e qualidade de frutos.

As árvores podem atingir entre 35 e 40 metros de altura. Suas folhas são perenes e atingem entre 15 e 35 cm de comprimento. À medida que a folha cresce, ela muda de cor passando por diferentes tons. Quando esmagadas, as folhas têm fibras e crepitação e exalam um forte cheiro de terebina. As flores são pequenas, com cinco pétalas. Exalam um doce odor suave, como os lírios.

A manga varia consideravelmente em tamanho, forma, cor, presença de fibras, aroma e sabor. O formato do fruto varia de arredondado a oval-alongado, com comprimento entre 6,25 e 25 cm em variedades diferentes.

A manga in natura pode ser degustada de várias maneiras e com facilidade proporcionando prazer a quem a consome. Veja como provar uma manga fresca: com a casca ainda na fruta, corte a manga em fatias longitudinais, chegando o mais perto possível do caroço.
 

2 comentários:

  1. Interessante!!!
    Não sabia que contém magnésio e suas folhas são perenes!!!

    ResponderExcluir
  2. muito bem; a manga é uma fruta extraodinaria eu amo comer mangas.

    ResponderExcluir