segunda-feira, 15 de julho de 2013

CUPUAÇU


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Reino: Plantae, divisão: Magnoliophyta, classe: Magnoliopsida, ordem: Malvales, família: Malvaceae, subfamília: Sterculioideae, gênero: Theobroma L., espécie: T. Grandiflorum.

O Cupuaçu é o fruto de uma árvore originária da Amazônia, chamada cupuaçuzeiro ou cupuaçueiro, parente próxima do cacaueiro. É uma fruta extremamente saborosa típica da região do norte do Brasil, muito encontrada no Estado do Amazonas e adjacências.
O cupuaçueiro alcança uma média de 10 a 15mt de altura. Existem exemplares com até 20mt. As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento e apresentam uma aparência ferruginosa no lado inferior. As flores são grandes, de cor vermelho-escura e apresentam características interessantes: são as maiores do gênero, não crescem grudadas no tronco, como nas outras variedades do gênero, mas sim nos galhos.
Os frutos apresentam forma esférica e medem até 25 cm de comprimento, tem casca dura e lisa, com coloração castanho-escura (ou avermelhada). As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática. Os frutos surgem de janeiro a maio e são os maiores da família. Comum encontrar frutos com mais de 1 Kg. Sua casca é envolta por uma camada de pó que visualmente se assemelha ao pó da canela, e que se desprende do fruto com o mais leve toque.


Para se chegar à polpa, é necessário quebrar ou serrar a casca. Internamente o fruto apresenta as sementes, envoltas pela polpa, assim como acontece com o cacau. Sua polpa é de tonalidade branca, quase creme e de aspecto que lembra um pouco a polpa da jaca. É uma polpa bastante perfumada e ácida.
As sementes do cupuaçu têm despertado o interesse dos cientistas por conterem proteínas que enriquecem outros alimentos. Há diversos estudos científicos, tanto no Brasil quanto no exterior, que utilizam as sementes do cupuaçu e sua polpa para tratar doenças no trato gastro-intestinal.


O cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas necessários para a formação celular. Vitaminas C que excelente para evitar gripes, infecções e até o câncer, melhorando o sistema imunológico e varrendo os radicais livres; vitaminas do complexo B (B1, B2, B5): antiestressante e tonificante dos músculos; B2, que alivia olhos cansados e ajuda na formação das hemácias; B5 que ajuda na proteção do organismo junto aos anticorpos. Possui também taninos, que ajudam a evitar inflamações e toxinas do organismo.
Além disso, a gordura extraída é aplicada na indústria de cosméticos e em produtos de beleza, por conter bastante antioxidantes. Além das sementes e da polpa, também a planta apresenta propriedades medicinais; suas folhas servem como calmantes, o suco das folhas é utilizado no tratamento de bronquites e infecções renais, o chá da casca serve para o tratamento de diarreia e a planta é utilizada como eficiente diurético.


E muito usado na culinária doce, azeda e agridoce pelos nativos da Amazônia, sendo muito utilizada para a fabricação de sucos, sorvetes, geleias, vinhos e licores. Seu sabor é azedo, porém suave. Doces à base de cupuaçu são também muito admirados, tais como o creme, compotas e refrescos. Dentre outros usos importantes, acham-se o "vinho" (refresco sem álcool) e licores. A polpa, quando retirada, pode ser congelada e transportada a grandes distâncias. O uso é amplo, desde sucos, doces, licores até sorvetes e picolés.
As características semelhantes ao cacau permitem que, além da produção da polpa, as sementes de Cupuaçu possam ser usadas para fabricar um tipo de chocolate, também chamado de "cupulate". Da semente também é obtida a manteiga, por um processo bastante econômico. 
A casca, antes descartada ou utilizada como adubo, hoje é utilizada para produção de um gás que pode reduzir em até 80% o consumo de diesel, isso significa geração de energia sem prejudicar o meio ambiente. Um recente indício de uso do óleo extraído da semente do cupuaçu para fabricação de protetor solar preventivo ao câncer de pele tem levado muitos pesquisadores a estudar a fundo a fruta e suas potencialidades adicionais para a saúde humana. 


Este alimento ancestral se torna maduro em meio a uma temporada de chuvas intensas. Em vários centros urbanos da América do Sul a procura por este fruto é tão ampla, que o volume produzido se torna insuficiente. Os índios acreditam que o cupuaçu também detém valores medicinais, após ser benzido por um pajé.

Caso queira adquirir uma muda de CUPUAÇU, entre em contato com a Flora Morumby ou Meu Pomar! Fone: (15) 3228-2059



Nenhum comentário:

Postar um comentário