segunda-feira, 10 de junho de 2013

CENTRAL PARK – NEW YORK, EUA

Cobrindo 4 km² de extensão no coração de Manhattan, o Central Park tem uma paisagem diversificada de campos e trilhas para caminhadas. É considerado o principal parque público da cidade e tem atrativos como Wollman Rink, o Zoológico, o Zoológico Infantil Tisch e o Friedsam Memorial Carousel, além do Sheep Meadow e Great Lawn, espaços onde se pode descansar e aproveitar a vida ao ar livre.







O Central Park é um dos parques mais lindos do mundo, completamente cercado por uma expansão urbana. Aberto em 1857 com 770 acres (hoje com 843), quando um concurso de desenho de paisagem foi realizado. Entre as inovações do projeto, estavam diferentes roteiros de circulação para cavaleiros, pedestres e estradas subterrâneas para o tráfego, que ajudou a manter o parque como um oásis urbano sem precedentes.
Durante sua história, o parque mais visitado das Américas passou por vários períodos de declínio e restauração. Hoje o parque é extremamente bem conservado, a criminalidade é baixa, e há muitas atividades que podem ser feitas, incluindo observação de aves, passeios de barco e caiaque e até escalada nos afloramentos do parque. O obelisco egípcio e os campos de morango são outras paradas famosas.
Em meio ao agito de Manhattan, em Nova York, o Central Park funciona como pulmão e coração da cidade. Trata-se de um mítico local, com seus 4 km de comprimento por 800 metros de largura, com muito espaço aproveitado por turistas e moradores. O parque recebe aproximadamente 25 milhões de visitantes/ano e conta com lagos artificiais, 2 pistas de patinação no gelo durante o inverno e o Museu de História Natural. Durante o verão, diversos shows acontecem no Central Park.
A sua construção foi iniciada em 1857 tendo por base o projeto "Greensward Plan" de Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux. Para a construção do parque a cidade de New York adquiriu 840 acres de terra bem no centro da ilha da Manhattan e todo o terreno teve que passar por enorme modificação para que pudesse observar o projeto original. O Central Park atualmente cobre uma área de 843 acres que equivale a 6% da Ilha de Manhattan. É um dos mais belos parques públicos do mundo e atrai milhares de visitantes de todas as partes do mundo. Suas atrações principais são:
Zoológico – Wildlife Conservation Society's Central Park Zoo and the Tisch Children's Zoo estão localizados a apenas algumas quadras da 5th Avenue. Nele é possível visitar mais de 130 espécies diferentes de animais em diversos habitats, todos cuidadosamente criados com o objetivo de recriar o seu meio ambiente natural.
Atividades Culturais – Todos os anos o Central Park oferece uma grande variedade de espetáculos que agradam a todos os seus visitantes. Dentre aqueles que já foram apresentados estão: “Shakespeare in the Park”, a “New York Public Theater's”, com peças como “Romeu e Julieta”, “Sonho de uma Noite de Verão”, que são realizadas no Delacorte Theather. Todos os anos a New York Philharmonic e a New York Opera realizam performances ao ar livre no Great Lawn e em todos os verões acontecem shows especiais de diversos artistas.
Atividades Esportivas – Para aqueles que são fãs das práticas esportivas: skate, basquete, tênis, handball e softball. Basta adquirir o Discovery Day Pack no North Meadow Recreation Center e poder usar todos os equipamentos esportivos disponíveis no parque.
Passeio de carruagem pelo Central Park
Bethesda Terrace Localizada no coração do Central Park, resultado do projeto original de Olmsted e Vaux. Não deixe de subir no Upper Terrace para apreciar uma maravilhosa vista da região e da famosa fonte "Angel of the Waters" - criação da escultora Emma Stebbins (1873). Por conta da sua beleza,  Bethesda Terrace serviu de locação para inúmeros filmes rodados em New York, sendo alguns: “Ransom”, “One Fine Day”, “Tommy Boy”, “Bullets over Broadway” e “Hair”.
Conservatory Garden É uma das regiões mais lindas do Central Park, repleta de jardins muito bem cuidados, com três seções distintas: “The North Garden” (French Garden), “The Central Garden” (Italian Garden) e “The South Garden” (English Garden). O Jardim Norte é padronizado conforme o estilo clássico francês, conta ainda com uma belíssima fonte, denominada “Three Dancing Maidens”, construída em 1910, pelo famoso escultor alemão Walter Schott. O Jardim Central segue o estilo italiano, é um dos locais mais procurados para os fotógrafos de casamento. O Jardim Sul foi construído no estilo inglês, sendo o menos formal dos três. Ao centro você encontra uma linda escultura de bronze “Burnett Fountain”, representando um garoto e uma garota, inspirada no clássico "The Secret Garden" de Frances Hodgson Burnett, feita em 1936 por Bessie Potter Vonnoh.

Conservatory Water Trata-se de uma bela lagoa muito conhecida do parque, onde se pode observar outros visitantes divertindo-se com seus filhos com barquinhos de rádio controle. Ao norte do Conservatory Water você encontra uma escultura de Alice no País das Maravilhas com todos os seus amigos e ao oeste está uma estátua de Hans Christian Andersen (1805-1875), escritor dinamarquês de fábulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário