quarta-feira, 17 de abril de 2013

A PALMEIRA QUE ANDA

A Palmeira que anda é uma espécie simplesmente inacreditável! Não somente por seu porte magro e alto, mas pelas raízes aéreas incomuns, que conferem à palmeira uma característica extraordinária de ir movendo-se do lugar, de acordo com as suas necessidades.
Nome científico: Socratea exorrhiza, nome popular: paxiuba, palmeira que anda. Descrição: Caule simples, ereto, cilíndrico, podendo chegar a até 25 metros de altura e de 10 a 18 cm de diâmetro. Raízes aéreas amplamente espaçadas. É utilizada na fabricação de assoalhos e paredes de casas. Origem: América do Sul (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará).
Suas raízes são aéreas e amplamente espaçadas, chegam a atingir 2 metros de comprimento. Tanto que pode abrigar um cone com 25 raízes. As folhas são pinadas (como uma pena ou pluma) e as flores apresentam a tonalidade branco-esverdeada e os frutos, quando maduros, são amarelo-avermelhados.

Outros nomes populares dessa palmeira são castiçal, zancona e bombom. Segundo especialistas, as impressionantes raízes da palmeira andante podem ter surgido de uma adaptação ao alagamento, mas não há evidências a respeito.
Então, entre as varias alternativas que têm sido debatidas ao longo dos anos, algumas delas são de que as raízes permitem à palmeira "andar" para longe do ponto de germinação se outra árvore recair na palmeira. Ou que a palmeira possa colonizar ou evitar certas áreas. Ela escolhe onde quer estar, dependendo das possibilidades ambientais.
Uma coisa pode-se afirmar a S. Exorrhiza anda. Quando nascem às novas raízes e as antigas apodrecem, ela consegue a proeza de mover-se de lugar, movimentando todo o seu tronco silenciosamente.
Por conta da resistência de sua madeira, ela é usada como ripa em construções rústicas e também na confecção de caravelas e bengalas. Pode ainda ser utilizada para como ripa em construções rústicas e também na confecção de caravelas e bengalas por conta da resistência de sua madeira.
É ainda bastante ornamental e seus frutos são muito apreciados pelas aves em geral.
Segundo especialistas este movimento, além da morfologia da planta, está relacionado às condições de insolação e sombreamento, ao eixo de rotação da terra e à composição físico-química do solo.
Palmeira-andante é o nome popular da palmeira da família das Arecáceas que ocorre desde a América Central até a Amazônia. Habita lugares alagadiços. Por fim, quando ninguém está olhando, a palmeira anda.

São os encantos e as surpresas da natureza que seguem sempre a nos impressionar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário