quinta-feira, 28 de março de 2013

PAZ, TRANQUILIDADE E BELEZA NO COPO-DE-LEITE



 Pela sua cor branca, a flor copo-de-leite tem um significado de paz, tranquilidade e beleza. É uma flor linda e graciosa, que ilumina e completa com exuberância e distinção qualquer ambiente. A espata amarela que se destaca no interior da flor simboliza prosperidade, felicidade e iluminação espiritual. As flores copo-de-leite são inspiração para artistas, que as fotografam ou pintam de diversas formas em telas.
A flor aveludada tem um desenho natural que a torna única e sofisticada. É uma planta amplamente cultivada para ornamentação. Nos casamentos, são usadas em arranjos decorativos ou mesmo nos buquês trazidos pelas noivas, que as escolhem por simbolizar a pureza e inocência associadas ao ato sagrado.
A planta copo-de-leite, cujo nome científico é Zantedeschia aethiopica, é originária do Sul da África e pertence à família das Aráceas. O nome do gênero desta planta foi atribuído pelo botânico alemão Kurt Sprengel em homenagem ao botânico italiano Giovanni Zantedeschi. A flor copo-de-leite também é conhecida como lírio-do-nilo, calla-branca ou jarro (em Portugal). Em inglês, esta flor tem o nome de "calla lily".
É necessário muita cautela no manuseio por ser uma planta tóxica. No caso de haver contato com os lábios ou língua, é comum haver irritação, inchaço, salivação abundante, dificuldade de engolir e respirar. Esta flor cresce facilmente em ambientes com muita umidade, por isso é comum vê-las frondosas à beira de lagos, poços, entre outros.
As callas coloridas são muito lindas e se bem cultivadas suas flores proporcionam ao ambiente, um lugar aconchegante e bonito, repleto de beleza e bom gosto. Recebe esse nome de copo de leite pelo fato de suas flores serem em formato de um copo. Há muitos anos os copos de leite são fonte de inspiração para diversos artistas, como pintores e fotógrafos. A forma diferenciada dessa flor faz com que ela seja esteticamente preferida pela maioria das pessoas.
Possui até um metro de altura. Por esse motivo, podem ser cultivadas em casa tanto na parte interna quanto externa. Podem ser colocadas em vasos ou jardins. Adaptam-se em lugares úmidos, com boa iluminação, não necessariamente expostas ao sol ou a luz. Ela é uma planta bem resistente, florida e que pode ser colocada em ambientes fechados. A flor de copo de leite é naturalmente aveludada e possui um desenho naturalmente diferenciado que a torna elegante e sofisticada.
Para cuidar do copo-de-leite de maneira eficiente e para que elas possam se desenvolver mais facilmente e com saúde, confira algumas dicas: deixe-as em temperaturas baixas, elas não devem estar em locais quentes e expostas diretamente ao sol ou à luz, não as deixe encharcadas, apenas úmidas e faça a irrigação 3 vezes por semana, tenha muito cuidado com as bactérias e as pragas que aparecem no cultivo de calla colorida, sempre seque ao redor para que não fique muito molhado e atraia fungos e outros males capazes de estragar o plantio e fazer com que as flores sejam destruídas, corte os caules embaixo da terra para que possam crescer mais, não as deixe secar para que não morra e venha a murchar.
Com esses cuidados, você terá maior probabilidade que elas permaneçam fortes, florescendo, saudáveis e bem polidas. Plantar sempre traz uma sensação de bem estar a qualquer pessoa e ainda mais quando as plantas dão flores naturais decorativas, deixando a casa mais colorida e bonita de se ver, pois as flores são uma excelente forma de decorar um ambiente, dão charme, alegria e vivacidade ao local.
Em alguns casos esta flor também é usada para expressar indiferença.
A planta copo-de-leite vai dar todo um charme para o seu jardim, cultive-a!

Um comentário:

  1. Olá,minha Calla deu sementes pela primeira vez e não sei como retirá-las,poderia me orientar?

    ResponderExcluir