quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Jardinagem como Terapia


Cuidar do jardim, uma prática que pode ser comum também em centros urbanos. O que pode ser bom para o meio ambiente, pode ser ainda melhor para quem a pratica, colocando as mãos na terra durante as atividades.
O contato com a natureza possibilita a entrada em outro ritmo de tempo, sem stress, metas e prazos. Atividade ideal para aqueles que vivem no ritmo acelerado das grandes cidades, traz ainda como benefício a neutralização de gás carbônico, compensando a elevada utilização de veículos através do aumento do plantio da vegetação.

Uma solução ideal
Troque as salas de terapia e remédios pelo prazer de colocar a mão na terra e cuidar de um belo jardim. Esses novos jardineiros relatam que cuidar das plantas e dos pequenos detalhes que envolvem a montagem dos jardins podem produzir milagres para a saúde e a qualidade de vida.
O tempo despendido com o jardim que se está produzindo depende da vontade de se dedicar à atividade naquele dia. Há jardins que podem ser feitos em poucas horas e outros que exigem maiores cuidados. Alguns precisam de cuidados diários, outros não. O mais importante, no entanto, é ter prazer em se dedicar à esta terapia.

Eficiência comprovada

 Além da aplicação individual da jardinagem, algumas instituições e centros de referências tem aplicado a jardinagem também como terapia em grupo para indivíduos em situação de vulnerabilidade social ou portadores de alguma deficiência. A montagem de jardins e hortas tem auxiliado na solução de problemas de saúde causados pelo stress, uso de drogas, entre outros problemas. Os usuários relatam mudança na qualidade de vida tanto quanto alívio das tensões cotidianas.

Benefícios para todos
Um pequeno jardim colabora para um melhor microclima, deixa o ambiente mais úmido, a temperatura mais amena, leva pássaros para o local, uma nova vida, sendo uma ferramenta cada vez mais necessária para a educação ambiental. Mais importante que o tamanho é o cuidado e o prazer que o jardim e as flores proporcionam.

Primeiros passos
Para você que pretende aderir essa terapia, existem empresas especializadas que possuem todo o ferramental para que você inicie sua nova empreitada sem grandes dores de cabeça,  oferecendo soluções tanto para quem vive em apartamentos com pouco espaço como para quem vive em casas. A Flora Morumby é um exemplo, possui a solução qualquer que seja seu espaço. Sua terapia começa com um delicioso passeio entre as diversas plantas encontradas na loja, e para você que prefere comprar tudo no conforto de sua residência o site www.floramorumby.com.br possui um catálogo para que você compre pelo telefone ou através da Loja Virtual.

Flora Morumby
Fone: (15) 3228.2059

Nenhum comentário:

Postar um comentário