segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

COMO TER UM POMAR DOMÉSTICO

Cultivo de frutíferas


Colher uma fruta direto da árvore e comer, mesmo sem lavar, nunca fez mal. Mas hoje, com a urbanização o tamanho das casas e dos quintais diminuem muito, manter um pomar doméstico é considerado somente possível em chácaras. Mas quem deseja ter em sua casa um local belo, produtivo e prazeroso, trazemos algumas ideias.


O que é preciso

Antes de iniciar um pomar, é recomendado chamar um profissional que auxilie na consideração de diversos fatores antes de sair comprando diversas mudas e artefatos.
Também é preciso considerar os fatores externos, como clima, luminosidade, solo e irrigação disponível no local onde se pretende fazer o pomar. O clima da região também é muito importante, pois determina que tipo de árvore frutífera você deve plantar. Antes de iniciar o plantio das mudas, verifique se não existem formigueiros na área escolhida ou mesmo nos arredores.
As árvores frutíferas de clima temperado necessitam de um período de temperaturas mais baixas no inverno para que repousem vegetativamente para depois voltarem a se desenvolver, florescer e frutificar.





A Escolha das Mudas


Antes de comprar as mudas, é importante pensar em plantar de forma combinada. Há vários tipos de fruteiras, permitindo a obtenção de colheita durante várias épocas do ano. Então, é necessário conhecer a temperatura, a umidade relativa, a luminosidade e os ventos.
As mudas devem ser vigorosas, bem formadas, com raízes suficientes, aspecto sadio e devem ser adquirida em produtores de confiança, especializados, como forma de garantir a saúde e as características desejadas da variedade.
As fruteiras precisam de espaço para seu crescimento e para que possam receber bastante sol. As distâncias entre covas de plantio variam em função do tipo da fruteira. É importante não enterrar demais a muda, cuidando para que seu tronco fique em posição vertical. Logo após o plantio deve-se fazer uma rega usando em torno de 20 litros de água por planta.


Cuidados


Após o plantio, alguns cuidados devem ser observados para que a muda em pouco tempo possa tornar-se uma bela árvore produtiva e dê frutos. Se ocorrer período longo de seca, deve-se voltar a regar até que atinja o desenvolvimento. Alguns tipos de fruteiras necessitam de poda para sua melhor formação.
É necessário considerar que um pomar precisa de cuidados para que se mantenham as plantas saudáveis e produtivas. O espaço precisa estar limpo e o terreno sem frutas caídas. É muito triste ver um pomar abandonado, com as plantas secas e doentes, cheias de pragas, frutas apodrecidas no chão e o mato crescendo e tomando conta de tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário